VOCÊ PODE EMAGRECER ATÉ SEU PESOIDEAL

OBESIDADE INFANTIL E ADOLESCÊNCIA

19 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL EM CRIANÇAS JUVENIL E ADOLESCENTES QUAIS INTERVENÇÕES DEVEMOS FAZER E QUANDO.

Para as crianças com IMC (índice de massa corporal) na faixa de sobrepeso, a recomendação é começar com maior prevenção para evitar que o sobrepeso evolua para obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral); o controle do peso adquirido ; intervenção multidisciplinar ; e a intervenção a nível de consultório, que é onde ocorrerão os cuidados primários efetuados por um médico. Os componentes da fase de maior prevenção, são os seguintes: Nutrição - pelo menos 5 porções de frutas ou verduras ao dia, minimizar ou eliminar bebidas adoçadas com açúcar e comportamentos alimentares, como as refeições fora de casa, as refeições em família, e omissão de refeições; Atividades - não passar mais do que duas horas (TV, vídeo games, uso do computador, exceto para trabalhos escolares) ao dia; não ter televisão no quarto; pelo menos uma hora de atividade física ao dia e envolver toda a família em mudanças de estilo de vida.
Trabalhar com o paciente e a família inteira para incentivar mudanças de estilo de vida é fundamental para o sucesso de qualquer programa de tratamento. A entrevista motivacional é uma abordagem de trabalho com a família, para a mudança de comportamento, e consiste em um aconselhamento do cliente para levar a mudanças de comportamento, ajudando o paciente e a família a explorar e resolver os problemas que podem surgir relativos a estas mudanças sugeridas. Esta abordagem tem sido utilizada com sucesso em um estudo de viabilidade da prevenção primária da obesidade em consultórios. A freqüência das consultas deve ser adaptada segundo a motivação e disponibilidade da família para a mudança. A meta de peso na fase de maior prevenção é a manutenção do peso ou diminuição do ganho de peso com o crescimento linear, e, portanto, uma redução natural do IMC com o tempo até que o IMC fique abaixo do sobrepeso. 
Após 3 a 6 meses de acompanhamento para maior prevenção sem melhora, o avanço para um estágio superior de tratamento é recomendado. Se, no entanto, o IMC da criança foi na faixa de sobrepeso durante um período de tempo, sem fatores de risco médico, então a criança pode estar apresentando um menor risco de excesso de gordura corporal. Essa criança pode ser mantida nesta fase, sem avançar para um estágio um estágio mais elevado de tratamento.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
 CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930 


Como Saber Mais:
1. A manutenção da perda de peso é um grande desafio no tratamento da obesidade?

2. Para as crianças com IMC (índice de massa corporal) na faixa de sobrepeso, a recomendação é começar com maior prevenção para evitar que o sobrepeso evolua para obesidade?
http://emagrecendocontinuar.blogspot.com

3. Atividades - não passar mais do que duas horas (TV, vídeo games, uso do computador, exceto para trabalhos escolares) ao dia?  

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.

Referências Bibliográficas:
Bonnie A., PhD, RD  Sarah, E. Barlow, MD, MPH, Ervin Chris, MD, FACEP, David S. Ludwig, MD, PhD  Brian, E. Saelens, PhD  , Karen E. Schetzina , MD, MPH , M. Elsie Taveras, MD MPH. Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Alabama em Birmingham, Birmingham, Alabama; Departamento de Pediatria da Universidade de Saint Louis, St Louis, Missouri; Coligação Diabetes Geórgia, Atlanta, Georgia; Programa de Obesidade da Divisão de Endocrinologia, do Hospital Infantil de Boston, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts; Departamentos de Pediatria e Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Universidade de Washington-Child Health Institute, em Seattle, Washington; Departamento de Pediatria, James H. Quillen Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Tennessee Oriente, Johnson City, Tennessee; Programa de Prevenção de Obesidade, Departamento de Assistência Ambulatorial e Prevenção, Saúde Harvard Pilgrim e Harvard Medical School, Boston, Massachusetts; Divisão de Pediatria Geral, do Hospital Infantil de Boston, Boston, Massachusetts.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
Site Clinicas Caio

Site Van Der Häägen Brazil
Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17