VOCÊ PODE EMAGRECER ATÉ SEU PESOIDEAL

OBESIDADE INFANTIL E ADOLESCÊNCIA

8 de fevereiro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: NÃO QUERO SER OBESO!!!! QUANTO A ATIVIDADE FÍSICA É SUFICIENTE PARA PREVENIR O GANHO DE PESO SAUDÁVEL? OBESIDADE CONTROLADA, DESCONTROLADA, SOBREPESO, OBESIDADE VISCERAL, ABDOMINAL. OS VALORES SUGERIDOS INCLUEM QUALQUER ÍNDICE DE MASSA CORPORAL!

                                  Resultado de imagem para physical activity
Na pratica e se levarmos em consideração reuniões para discutirmos valores próximo do consenso, como exemplo a ocorrida no campo desta atividade em uma reunião de consenso que foi realizada em Bangkok, 21-23 de Maio de 2002, onde especialistas e jovens cientistas no campo da atividade física, gasto energético e na regulação do peso corporal, discutidos os diferentes aspectos da atividade física em relação ao problema emergente naquela época, sobre a epidemia da obesidade que acabou se instalando no mundo. O consenso a seguir foi aceito por unanimidade. "A orientação de atividade física atual para adultos de 30 minutos de atividade de intensidade moderada por dia, de preferência todos os dias da semana, é de grande importância para limitar os riscos de saúde para um número das doenças crônicas, incluindo doenças coronárias e diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias (comprometimento do colesterol total,bom colesterol HDL, Mal colesterol LDL, triglicérides, e o avanço da compreensão o que pode representar a obesidade abdominal, visceral ou intra-central, que a cada dia que passa, incluem problemas endócrinos e metabólicos que a bem da verdade eram desconhecidos no mundo científico e clinico agravando sobremaneira a qualidade de vida das pessoas que sofrem deste mal.
No entanto, para evitar ganho de peso ou recuperar essa diretriz é susceptível de ser insuficiente para muitos indivíduos no ambiente atual. Há provas convincentes de que a prevenção da reação do peso em indivíduos obesos anteriormente requeriam, aproximadamente 60-90 minutos de atividade de intensidade moderada ou menor quantidade de atividade de intensidade vigorosa. 
É claro que estes valores não devem ser abandonados ou valores próximos a estes, de forma orientada por profissionais da área, entretanto não existem mais duvidas que na maioria dos casos exercícios físicos, dietas, e até mesmo só mudanças de estilo de vida, façam com que reverta o problema de forma a resolver o efeito dominó acarretado por fatores metabólicos, genéticos, que embora nem sempre dominantes causam estragos importantes, e de todos os fatores silenciosos acarretados por este desastre mundial. Devemos sim, procurar profissionais experientes na endocrinologia e eventualmente em outras áreas já comprometidas, e seguirmos de forma contundente suas orientações de forma holísticas (abrangentes). Esta epidemia é incrivelmente mais grave do que podemos imaginar. 

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Existe uma epidêmia relacionada a Obesidade?


2. Em relação a prevenção nossos governos irão tomar alguma atitude como vem ocorrendo nos Estados Unidos?


3. A obesidade esta relacionada com a síndrome do ovário policístico?
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Refências Bibliográficas:
Saris WH , SN Blair , van MA Baak , SB Eaton , PS Davies , Di Pietro L , M Fogelholm , Rissanen A , D Schoeller , B Swinburn ,Tremblay A , KR Westerterp , H Wyatt .
Nutrição e Instituto de Toxicologia da Investigação, NUTRIM Maastricht, da Universidade de Maastricht, Departamento de Biologia Humana, Maastricht, Holanda.









Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.