VOCÊ PODE EMAGRECER ATÉ SEU PESOIDEAL

OBESIDADE INFANTIL E ADOLESCÊNCIA

14 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESIDADE INFANTIL - A OBESIDADE (SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL) INFANTIL LEVA À SÍNDROME DA HIPOVENTILAÇÃO PULMONAR E OUTRAS CONSEQUÊNCIAS PULMONARES NA INFÂNCIA.


A obesidade em crianças é uma desordem metabólica complexa. Sua prevalência tem aumentado de forma significativa nos últimos anos, tanto que muitos consideram um grave problema de saúde pública do mundo desenvolvido. Nos Estados Unidos, 33,6% das crianças de 2-19 anos estão com grande risco de ser (definida idade específica, sexo e índice de massa corporal [IMC]) e 17,1% com sobrepeso das crianças de 2-19 anos (definida idade específica, sexo e índice de massa corporal). O National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) indica que a prevalência da obesidade está aumentando em todos os grupos etários pediátricos, em ambos os sexos e em diferentes grupos étnicos e raciais. Muitos fatores, incluindo a genética, o ambiente, o metabolismo, o estilo de vida e os hábitos alimentares, têm implicações no desenvolvimento da obesidade infantil. No entanto, mais de 90% dos casos são idiopáticos (sem causa conhecida), menos de 10% estão associados a causas genéticas ou hormonais. A Síndrome da Hipoventilação Pulmonar da obesidade infantil é um achado relativamente raro em crianças que são obesas, com uma freqüência estimada de 1-3%. Demonstrado, de um ponto de vista diferente, 10% dos pacientes com apnéia obstrutiva do sono são obesos.
Nenhum critério diagnóstico para definir a síndrome da hipoventilação da obesidade é reconhecido; esse fato, juntamente com limitados estudos pediátricos e definições discrepantes da obesidade pediátrica e achados polissonográficos anormais, tornam o diagnóstico mais difícil. No entanto, a dificuldade respiratória na obesidade infantil, os distúrbios do sono e a hipercapnia (excesso de gás carbônico no sangue arterial) durante a vigília são características geralmente descritas conjuntamente com a síndrome da hipoventilação pulmonar na obesidade infantil. Outras características incluem sonolência diurna excessiva, hiperatividade, baixo rendimento escolar com dificuldade em participar de tarefas e diminuição de memória, hipóxia (falta de oxigênio na circulação) e sinais de “cor pulmonale” ( é uma forma de insuficiência cardíaca, onde há diminuição da capacidade de funcionamento das câmaras direitas do coração, por doença pulmonar).
Em pacientes adultos, do sexo masculino e obesidade são fatores de risco para a apnéia obstrutiva do sono. Apnéia, ronco alto, perturbador, e a sonolência diurna são queixas freqüentes. No entanto, nas crianças, nem esses fatores de risco, nem o perfil do sintoma é como preditivo para apnéia obstrutiva do sono, exceto nas crianças que são obesas. De fato, 27% ​​das crianças com apnéia obstrutiva do sono têm deficiência de crescimento . Em um estudo, a sonolência diurna ocorreu com a mesma frequência global em estudo controle, em outro estudo, a sonolência diurna excessiva foi encontrado mais freqüentemente em crianças obesas com apnéia obstrutiva do sono. O retardo mental também tem sido associado com a Síndrome da Hipoventilação Pulmonar na Obesidade Infantil.


Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930
Como Saber Mais:
1.A obesidade infantil pode levar à síndrome da hipoventilação pulmonar?
http://obesidadeinfantojuvenil2.blogspot.com

2. A obesidade em crianças é uma desordem metabólica complexa?

http://metabolismocontrolado.blogspot.com

3. O retardo mental também tem sido associado com a Síndrome da Hipoventilação Pulmonar na Obesidade Infantil? http://pesocontrolado.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Maria E Cataletto, MD – Diretora Associada - Divisão de Pneumologia Pediátrica do Hospital da Universidade Winthrop, Professora de Pediatria Clínica, Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, Diretora de Serviços para Crianças do Sono do Hospital da Universidade Winthrop Hertz Gila, PhD, ABSM - Diretor do Centro de Insônia e Distúrbios do Sono, Professor Associado da Clínica de Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook.








Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17